Sinônimo de descanso, tranquilidade e união. A sala de estar é o lugar mais célebre de uma casa ou apartamento. É nela que a família vai se reunir para assistir um filme, conversar sobre o dia que passou e, claro, receber as visitas.

Aliás, que momento excelente: recepcionar os amigos, os parentes, as pessoas que nos fazem bem. Proporcionar uma boa acolhida é ótimo, não só para quem chega, mas também para os anfitriões. Se você faz de seu lar um espaço para celebração de bons momentos, está no caminho certo e sabe o quanto isso é renovador.

Mas, para valorizar ainda mais essas ocasiões, que tal prestar atenção na decoração da sua sala, cuidando de cada detalhe, para deixá-la ainda mais inspiradora para seus convidados? Parece uma boa pedida, não é mesmo? Por isso, selecionamos algumas dicas decorativas que podem ser adaptadas no seu cantinho de forma muito simples e prática. Vamos lá!

 

Iluminação é a base de tudo

 
Sabe aquela sensação calorosa e relaxante de estar sob o sol? Então, a luz solar é uma dose natural de felicidade. Isso porque ela estimula o aumento dos níveis de serotonina em nosso cérebro, elevando nosso humor e também nossa sensação de paz e tranquilidade.

Quando pensamos em criar ambientes convidativos, devemos considerar que a iluminação é parte importante desse cenário. Por isso, pense em quanto a sua sala de estar permite a entrada de luz natural ou o quanto você pode estar barrando o ingresso com elementos diversos (cortinas pesadas, móveis, entre outros). Considere, inclusive, abrir mais as portas e janelas e, quem sabe, mudar seus móveis de lugar, permitindo todo o fluxo possível de luz.

Com pequenas alterações, você pode acolher muito bem suas visitas diurnas, proporcionando uma ótima sensação de hospitalidade.

Iluminação - Sala de Estar

Mas, e se você costuma receber convidados à noite? A regra continua valendo! Você também precisa considerar a iluminação. Nesse caso, pense sempre em reproduzir a luz natural com o uso de lâmpadas. Prefira modelos com coloração amarelada e com temperatura de cor próxima dos 2.700 Kelvin. Você pode optar por modelos LED ou mesmo lâmpadas halógenas dicróicas.

Luzes diretas acabam rompendo a sensação de aconchego, por isso, o ideal é apostar em iluminações oblíquas, com o uso de luminárias e arandelas. Se o encontro prevê, por exemplo, assistir um filme na TV, é importante ter um controle sobre a claridade. Assim, é possível usar o famoso efeito wall washing (pontos direcionados), que destaca apenas alguns itens da sua decoração, como quadros ou fotos — deixando o restante do ambiente à meia luz.

Iluminação Noturna - Sala de Estar

 

Apoios são necessários

 
Praticidade e elegância: essas duas palavrinhas combinadas são perfeitas quando pensamos em bem receber. Afinal, você não quer apenas passar uma boa impressão para suas visitas: quer que elas se sintam realmente à vontade. Por isso, é preciso pensar em quais itens podem ajudar nessa recepção, seja para proporcionar mais conforto, seja para conferir uma estética mais criativa ao seu ambiente.

Para começar, os convidados precisam ter algum lugar acessível para deixar bolsas, casacos, chapéus ou outros acessórios. Para isso, você pode investir em cabideiros personalizados, por exemplo. Cestas, ganchos ou até aparadores também são ótimas opções.

Cabideiro - Como fazer

Contar com uma mesa de centro ou criados-mudos também é bem importante. E também é interessante que não tenham muitos objetos decorativos sobre eles: assim, é possível apoiar aperitivos e bebidas para as visitas. Ter um móvel coringa na sala de estar, que sirva para sustentação, é uma peça-chave na decoração. Mesinhas laterais para sofás são uma ótima pedida.

Outro ponto fundamental é pensar se todas as suas visitas terão um lugar bem confortável para sentar. Se o número de pessoas é maior do que os assentos do seu sofá, considere trazer para a sala de estar outros elementos que sirvam como apoio, como poltronas, cadeiras ou pufes — mas, não esqueça de que precisam ser aconchegantes. Esses elementos também fazem parte da decoração e trazem um ar mais despojado para o ambiente.

 

Amplitude em prol do conforto

 
Mesmo que sua sala de estar não seja extensa, existem alguns truques interessantes para proporcionar amplitude. É essencial que haja espaço para receber bem suas visitas, para que possam circular à vontade e para que não se sintam apertadas ou desconfortáveis. Para isso, em primeiro lugar, é preciso considerar a disposição de seus móveis. Estão muito próximos? Impedem a passagem? Se sua sala é reduzida, procure aproximar os móveis das paredes (isso ajuda a ampliar o espaço).

Outra boa orientação para dispor seus móveis é encontrar o ponto focal da sala (a TV, a janela, a lareira) e organizar os objetos ao redor dele. Depois considere a circulação, deixando, no mínimo, 80cm livres nas áreas de passagem. As peças menores devem ser dispostas por último, assim, é possível ter uma boa noção do espaço que ocupam.

Mais uma excelente dica para engrandecer sua sala de estar é apostar em espelhos. Seja nas paredes, seja nos móveis, os reflexos passam a sensação de expansão, são muito úteis e funcionais e deixam até os menores locais com impressão de gigantes.

 

Personalização é a alma do ambiente

 

Claro que não poderíamos esquecer da parte mais legal da decoração: a personalização. É a partir dela que você vai deixar seu lar com seu jeito, seu gosto, sua cara. Sua personalidade pode se manifestar de diversas formas, desde a execução das dicas anteriores até a escolha de detalhes menores. Almofadas legais, pôsteres de algum filme ou banda do coração, livros e revistas interessantes, souvenires das suas viagens mais marcantes, algum item vintage herdado dos seus avós. São muitas as opções decorativas para transformar sua sala de estar e encantar suas visitas.

Uma opção excelente, que sempre acaba sendo uma atração à parte, são as fotografias. Algo que todo mundo tem (e tem cada vez mais), mas que muitas pessoas acabam esquecendo dentro de gavetas ou baús. Fotografias sempre trazem histórias: uma ótima maneira de começar o seu encontro entre amigos ou familiares. Fazer uma seleção dos seus melhores momentos e dispô-los de uma forma criativa é sempre sinônimo de sucesso. Você pode, inclusive, prever trocas esporádicas das imagens (para não virar simples paisagem) e se inspirar com os exemplos a seguir.

Então, pronto para deixar sua sala de estar ainda mais convidativa para as visitas? Torne seu lar ainda mais energizante e prepare-se para bem receber! ❤