Um dos mais arborizados e tradicionais bairros residenciais de Porto Alegre, o Petrópolis concentra em sua extensa área, são mais de 330 hectares, grande variedade de serviços, conveniências e opções de lazer. Para mostrar a diversidade da região, que no passado teve seus terrenos ocupados por chácaras de importantes famílias, elaboramos um roteiro com sugestões para (re)descobrir todos os encantos dessa parte da cidade.

8h30 – Que tal começar o dia com um café da manhã com sotaque uruguaio? Na Mercopan um cardápio com doces, pães, salgados e alternativas saudáveis oferece uma boa maneira de carregar as energias para passear pelo bairro. Medias lunas, alfajores e pasta frola são alguns dos produtos típicos do Uruguai que podem ser encontrados na padaria, que surgiu na cidade de Salta e chegou a Porto Alegre em 2008.
Endereço: Avenida Ijuí, 641

A praça da Encol é um lugar perfeito para tomar um chimarrão

9h30 – Ali perto fica a praça Carlos Simão Arnt, mais conhecida como Encol. O local é ideal para praticar esportes, como caminhada, corrida, beach tennis e futevôlei, para levar os pets para brincarem em um espaço com segurança ou apenas para sentar na grama e tomar um chimarrão.
Endereço: Avenida Nilópolis, s/n

11h – Antes do almoço, uma dica é resolver todas as pendências do dia, como ir ao supermercado, banco e comprar aqueles alimentos naturais que faltam em casa. E o bom é que dá para fazer tudo isso sem sair do Petrópolis. Na Avenida Protásio Alves, por exemplo, ficam diversos bancos, ferragens, farmácias e pequenos comércios. Já o Divina Terra é o lugar perfeito para reabastecer a dispensa com castanhas, cereais e itens sem glúten e lactose.
Endereço Divina Terra: Rua Barão do Amazonas, 238

12h30 – Para um almoço diferente, cercado por flores e um ambiente aconchegante a sugestão é o bistrô Amor e Flor. O espaço reúne um restaurante, uma floricultura e local para eventos ao lado da Praça Tamandaré.
Endereço: Avenida Taquara, 563

 

Fim de tarde com pôr do sol

 

14h – Um café depois do almoço é sempre bem-vindo. O Z Café, também na Nilópolis, em frente à Encol, possui um deck de madeira onde se pode ficar apreciando o verde da praça.

15h – Circulando pelo Petrópolis, aproveite para conhecer a Galeria 189 e visitar a exposição em andamento (no site é possível acompanhar a agenda: www.galeria189.com.br). Criado pelos artistas Adma Corá, Jacky Cavallari e Kika Costa, o espaço funciona ainda como uma loja de decoração e tem forte vínculo com a produção de peças em cerâmica e madeira.
Endereço: Avenida Bagé, 189

16h15 – Pausa para desfrutar das vantagens de ter um clube na região. No Grêmio Náutico União (GNU), além da infraestrutura para esportes, piscinas e academia, os sócios contam com uma agenda intensa de eventos ao longo do ano, como bailes de carnaval para adultos e crianças, festivais de cerveja artesanal, réveillon e outras festas. No bairro, o GNU possui outra sede, a do Petrópolis Tênis Clube, incorporada em 2017.
Endereços: GNU Alto Petrópolis: Avenida João Obino, 300
GNU Petrópolis Tênis Clube: Rua Faria Santos, 451

Nesse percurso pelo Petrópolis tem também tempo para praticar atividade física e cuidar da saúde

18h – Com o fim da tarde chegando, uma boa pedida é escolher um lugar especial para ver o pôr do sol. A dica é ir até o Complex Skatepark. Além da pista de skate, o local tem mesas ao ar livre e distintas alternativas para tornar esse momento ainda mais agradável com drinks, cerveja, comida mexicana, hambúrguer ou sushi.
Endereço: Avenida Protásio Alves, 3839

 

Happy hour e jantar no Petrópolis

 

20h – O Caverna do Ratão é outro clássico do bairro. Um dos mais antigos bares da cidade, ele é ideal para um happy hour regado a chopp e para experimentar os famosos bolinhos de carne recheado com queijo e os de bacalhau.
Endereço: Avenida Protásio Alves, 1709

21h30 – Para o jantar, não faltam opções. A Churrascaria Barranco é um verdadeiro patrimônio porto-alegrense. O tradicional restaurante possui mesas no lado externo, embaixo de árvores, criando um ambiente agradável para provar ótimos pratos com carne. Quem prefere comida japonesa, pode ir ao Saikô e degustar delícias da moderna comida oriental. Já para quem gosta de algo mais temperado, a sugestão é o Pueblo, especializado em comida mexicana.
Endereços: Churrascaria Barranco: Avenida Protásio Alves, 1578
Saikô: Avenida Ijuí, 668
Pueblo: Avenida Ijuí, 147

Diferentes opções de culinária, os restaurantes do bairro oferecem de sushi a comida mexicana

23h – E para a esticada final da noite e do nosso roteiro, uma alternativa é o Boteco Pedrini, que fica aberto até a madrugada.
Endereço: Avenida Protásio Alves, 1472