A frase mente sã em um corpo são, do filósofo romano Juvenal, nunca fez tanto sentido como nos tempos atuais. Em uma época em que o estresse causado pela rotina intensa não para de crescer, fazer exercícios e cuidar da saúde física e mental é essencial para se alcançar o bem-estar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendando é que adultos pratiquem exercícios aeróbicos moderados, pelo menos, três vezes por semana durante 50 minutos e atividades vigorosas, no mínimo, duas vezes por semana por cerca de 30 a 40 minutos.

Uma boa caminhada pelo Petrópolis, por exemplo, pode ser uma ótima forma de deixar de lado o sedentarismo ou dar continuidade a um treinamento já incorporado no seu dia a dia e descobrir os encantos do bairro e de suas áreas verdes. Ruas arborizadas que mesclam casarões antigos com prédios contemporâneos e diferentes praças são os cenários que esperam os moradores que optarem pela caminhada ou pela corrida.

Para aqueles que estão em busca de algo mais calmo e que trabalhe a respiração e o equilíbrio, o Yoga é uma opção a ser considerada. Há mais de 20 anos no Petrópolis, o Espaço Yoga Vera Edler é uma alternativa de local para dar início à prática. Já para quem prefere esportes na água, a Mergulhinho Water Sports conta com aulas de natação e de hidroginástica para várias idades.

Equilíbrio e flexibilidade são benefícios do Yoga

 

Clubes perto de casa facilitam a rotina de exercícios

 
O Grêmio Náutico União (GNU) também oferece diversas modalidades esportivas, como natação para adultos e crianças, lutas marciais, hidroginástica, musculação, basquete e ginástica rítmica e artística em sua estrutura. Para quem gosta de atividades de maior impacto, como o tênis, o Petrópolis Tênis Clube – que desde o ano passado faz parte do GNU – possui sete quadras de saibro, sendo duas delas cobertas, para que os atletas possam usá-las em qualquer tempo. Além disso, o clube tem campo de futebol e quadras de beach tennis, vôlei de praia e futevôlei, piscinas, sala de musculação e uma pista para caminhada.

Jogos em equipe também são bem-vindos quando o assunto é cuidar da saúde e colocar o corpo em movimento. Na praça da Encol, grupos costumam se reunir para partidas de beach tennis, futevôlei ou de vôlei nas quadras de areia ou então para correr ou caminhar no seu entorno. Depois dos exercícios, nada melhor que uma pausa no Saúde no Corpo, que fica em frente à praça, para repor as energias com uma bebida refrescante e saudável. Já para quem gosta de futebol, o Parque Municipal Ararigbóia, que é mantido pela Prefeitura em conjunto com a Associação Comunitária do Parque Ararigbóia, possui campo para esse fim, além de um ginásio.

Clube no Petrópolis são opção para praticar esportes como o tênis

 

Aulas diferentes animam as academias

 
Academias com aulas diversas, com dança, lutas, treino funcional, musculação, pilates, spinning, entre tantas outras, não faltam no Petrópolis. A Sport Center, Studio Corpo e BioAtiva são apenas algumas opções que podem ser encontradas no bairro. Crianças e adultos podem ainda experimentar uma aula de ballet na tradicional escola Vera Bublitz. Com mais de 30 anos de atuação, o espaço conta com classes para iniciantes, intermediários e avançados.

Ao ar livre ou indoor, não faltam alternativas para adotar um estilo de vida mais saudável ao morar no Petrópolis e escolher uma atividade física para chamar de sua. Contudo, vale reforçar que, independentemente da prática eleita, alguns cuidados devem ser observados, como procurar um médico para fazer uma avaliação física antes de começar um esporte ou exercício, principalmente se ele for de alto impacto, usar roupas leves, não fazer a prática sem se alimentar corretamente e usar protetor solar para quem for caminhar ou correr na rua ou nas praças do bairro. Bom treino!

Hidratação, usar roupas leves e protetor solar são cuidados extras de quem faz esportes ao ar livre

 

Endereços

 
Espaço Yoga Vera Edler
Avenida Palmeira, 295

Mergulhinho Water Sports
Avenida Coronel Lucas de Oliveira, 2101

Praça Encol

Avenida Nilópolis s/n

Parque Municipal Ararigbóia
Rua Saicã, 6 – esquina com a rua Felizardo Furtado

Academia Sport Center
Avenida Bagé, 477

Academia Studio Corpo
Avenida Protásio Alves, 3435

Academia BioAtiva
Avenida Alegrete, 460

Ballet Vera Bublitz
Rua Coronel Corte Real, 227