Uma das bebidas mais apreciadas na Itália, o Aperol Spritz conquistou a Europa, os Estados Unidos – o New York Times, inclusive, o elegeu como o drink do momento – e, agora, vem ganhando cada vez mais espaço nos cardápios de bares, cafeterias e restaurantes brasileiros. Refrescante e levemente frutado, o Aperol Spritz é perfeito para receber os amigos em casa no fim de tarde para um happy hour acompanhado de azeitonas, tábua de frios ou bruschettas, um brunch no domingo ou para um jantar preparado com pratos à base de frutos do mar, frango ou saladas.

Com um sabor que lembra um pouco o do Campari, apesar de ser mais suave e contar com uma cor laranja intensa que remete aos dias de sol e de verão, o Aperol é uma infusão de diferentes ervas, raízes e laranja. A receita, guardada a sete chaves, foi criada pelos irmãos Luigi e Silvio Barbieri, na cidade italiana de Pádua. Após herdarem a empresa de licor do pai, em 1912, eles começaram a desenvolver uma bebida com baixo teor alcóolico – cerca de 11%.

O Aperol Spritz é um dos drinks mais pedidos no Z Café – Crédito: eduardo Carneiro

A dedicação dos irmãos resultou no lançamento do Aperol, em 1919, que acabou ficando famoso depois da Segunda Guerra Mundial, sendo o preferido dos jovens da época. Por sua semelhança com um licor, a bebida passou também a ser utilizada em receitas de doces, como por exemplo sorvetes, mousses, bolos e macarons.
Já o Aperol Spritz levou um pouco mais de tempo para ser elaborado, o que acabou acontecendo na década de 1950, na região do Vêneto, mais especificamente em Veneza, que foi a responsável por difundir o drink pela Itália e pelo mundo.

Quer saber como preparar a bebida e surpreender os amigos? Fomos conversar com a equipe do Z Café para saber a receita que eles servem para seus clientes. O drink, aliás, é um dos mais pedidos na unidade em frente à Encol e o motivo está diretamente ligado ao caráter refrescante do Aperol Spritz. Confere a seguir os ingrediente e modo de preparo que eles compartilharam com a gente!

 

Ingredientes do Aperol Spritz:

 

60 ml de Prosecco
40 ml de Aperol
20 ml de água com gás
Gelo a gosto
Rodela de laranja

 

Como fazer:

 

Misturar todos os ingredientes e servir em um copo largo e alto, decorado com a rodela fina de laranja e gelo. Outra opção é preparar a bebida em uma jarra para oferecer aos convidados. Para isso, basta acrescentar o gelo e as fatias de laranja na jarra e se preparar para o brinde!

 

Dicas With!

 

Para evitar que o Aperol fique concentrando no fundo do copo ou da jarra, o ideal é começar a preparar a bebida colocando o gelo. Em seguida, o prosecco deve ser acrescentado e na sequência a água com gás, deixando por último a finalização com as fatias de laranja.
O drink pode ser preparado também com espumante no lugar de prosecco e de club soda ao invés de água com gás.

Prepare a bebida em uma jarra decorada com laranja para receber os amigos